segunda-feira, 27 de julho de 2020

Medo da morte



O que é o medo da morte?
por que o pensar na minha não existência 
me gera uma angústia inexplicável? 

Há quem diga que é sorte
quando deixamos de existir
sem nenhuma dor sentir 
Mas seria isso possível? 

Não posso pensá-la [a morte] como um ato
isolado
resumi-la 
a apenas um momento
de toda uma vida

e viver dói 
porque
sorrimos, mas também choramos
ganhamos, mas também perdemos 
nos entusiasmamos, mas também nos frustramos
 a morte não pode ser dissociada
da dor

O que mais teme
quem a morte teme?
teme a própria vida?
teme encarar os desejos profundos de sua essência?
ou teme não realizá-los?

Me preocupar em demasiado
com um evento que fatalmente
irá acontecer
sem hora marcada
sem lugar definido
sem nenhuma companhia
me parece bobagem
me parece perda de tempo 

Mas  só de pensar nela
 meus pés ficam molhados 
minhas mãos frias
meus batimentos acelerados
minha respiração ofegante 
(logo eu que pensava que pensar sobre isso é bobagem)

Estaria o medo da morte 
associado ao trauma do nascer?
pois desse fato não tenho memória
apenas o que contam sobre minha história

ao nascer, chorei
logo no primeiro suspiro
passei a existir 
sem mais, nem menos
passei a fazer parte de um mundo
tal como o conheço

E será que morrer
 é como deixar de existir
e sem mais, nem menos 
 nascer em um mundo
tal como o desconheço?

(Paula Dentini - 27/07/2020)


Nenhum comentário:

Postar um comentário